DIÁRIOS DE BORDO

 No dia 26/11/2011, no primeiro momento da aula de Língua portuguesa, a professora Luciana nos explicou o que era e qual era a função do diário de bordo em nossas aulas. Primeiro, ela disse que serviria para revisarmos os conteúdos estudados já que teríamos que descrever atividades feitas e assuntos assimilados. Em seguida, ela explicou que, escrevendo, treinaríamos a nossa escrita, a nossa capacidade de argumentação e síntese. Finalmente, ela solicitou de cada aluno, um caderno de caligrafia para que os nossos registros (Diários de Bordo) fossem lá transcritos. Assim, também treinaríamos a nossa letra utilizando as linhas menores, saltando as linhas maiores. 
  De acordo com a professora, um diário de bordo, no sentido pedagógico, é um instrumento, no qual o aluno resenha as ideias discutidas ao longo de uma aula ou curso. Porém, o nosso diário deveria ser escrito através de tópicos. 

Fábio Gomes dos Santos - 8o. ano 2/ E.E. Veríssimo Teixeira Costa
--------------------------------------------------------------------------------

    No dia 28/10/11, a professora Luciana leu alguns diários de bordo da aula de português. Ela disse que tínhamos que dar uma "melhorada" e também incrementarmos alguns itens que foram omitidos.
   No dia 26/10/11, ela havia pedido uma pesquisa sobre as variações do português falado no Brasil, para ser entregue e discutido no dia 28/11. Infelizmente, a maioria dos alunos, não havia feito a atividade. Mesmo assim, a professora fez uma pequena discussão sobre as variações e diferenças entre o português falado pelos brasileiros e o português falado em Portugal. Esse assunto ganhou força porque fizemos a leitura de um texto bem interessante do livro didático "Ngunda e Uassamba", escrito por um angolano chamado Pepetela. Pepetela escreveu esse texto (que é um romance) em plena floresta angolana utilizando um mimeógrafo. No texto, o português de Portugal é referência. 
  Finalmente, fizemos uma atividade sobre o assunto e também a correção.


Jefferson de Oliveira Silva - 80. ano 2/ E.E. Veríssimo Teixeira Costa