quarta-feira, 20 de junho de 2012

TEMA TRANSVERSAL:ÉTICA E SAÚDE

Contemplar questões relevantes no processo ensino-aprendizagem, envolvendo múltiplos aspectos na vida social do educando, no sentido de auxiliar na construção de sua cidadania, a fim de possibilitar sua maior expressão social, permite ao professor romper com suas próprias limitações e abrir espaços para a inclusão de saberes extra-escolares construídos na realidade dos alunos. Foi o contato com essa realidade do aluno que surgiu este trabalho: ÉTICA E SAÚDE: APRENDIZAGEM DE VALORES E ATITUDES.






TRABALHO DE LÍNGUA PORTUGUESA: ORIENTAÇÕES PARA O 7º. ANO 1
PROFA. LUCIANA – 2012/ 2º BIMESTRE

ÉTICA E SAÚDE: APRENDIZAGEM DE VALORES E ATITUDES

Tema Transversal: Saúde (com enfoque no uso de Drogas)

Objetivo principal: criar um espaço de debate em torno da temática buscando socializar informações sobre seus efeitos no organismo, nos relacionamentos familiares, na sociedade e no equilíbrio integral da criatura humana.
Atividade detonadora: a partir da Revista da Turma da Mônica sobre drogas e de textos informativos e argumentativos pesquisados, elaborar seminário sobre o tema (exposição oral), para difusão do conhecimento.
Data de apresentação: 04/07/2012
Em grupos de ATÉ CINCO alunos.

O que apresentar:
a) TRABALHO ESCRITO:
Portfólio: Uma pasta contendo:
1. Capa.
2. Fichas organizativas de cada um dos textos-base pesquisados, contendo:
- nome do texto
- autor(es)
- veículo/local de publicação
- data de publicação
- gênero a que pertence
- as informações mais importantes (no mínimo dez).

3. Texto elaborado a partir das informações obtidas com a leitura dos textos-base e demais fontes consultadas, o qual servirá de base para a apresentação do seminário. Esse texto deve apresentar as seguintes partes:
- Drogas: definição
- O perigo das drogas
- O que é (escolher um tipo. Ex: craque/maconha)
- Sinais de vício/sintomas
- Consequências para o dependente
- Consequências para a sociedade
- Tratamento. Orientações para o dependente e familiares.
- Como evitar o vício.
- Entrevistas (opcional)
- Imagens (opcional)
- Demais informações que o grupo considerar importantes.

4. O posicionamento do grupo quanto à liberação das drogas e, no mínimo, cinco argumentos justificando tal posicionamento.

5. Cópias de notícias que servirão de apoio para a definição do posicionamento do grupo.

6. Cartaz informativo-injuntivo, alertando sobre os perigos das drogas, e como evitá-las. Tamanho: ¼ de cartolina. Deve conter imagem ou desenho.
Obs.: A pasta do portfólio pode ser feita de meia cartolina dobrada ao meio.

b) TRABALHO ORAL (SEMINÁRIO):
Fazendo uso da variedade padrão formal, apresentar, resumidamente, os cinco pontos do trabalho considerados mais importantes pelo grupo. Cada membro do grupo deverá falar sobre um. Apresentar ainda o cartaz elaborado, justificando o porquê da escolha da imagem.

Boa leitura, grandes descobertas e bom trabalho a todos!!!
Profa. Luciana

Nenhum comentário:

Postar um comentário