quinta-feira, 19 de maio de 2011

Abram os olhos professores!!!

  Muito se tem falado em Subsídio entre os trabalhadores da educação.  Uma forma que o governo encontrou de "burlar" os direitos desses profissionais, englobando o salário e as vantagens adquiridas em um único valor que está bem abaixo do merecido.     Como o piso salarial nacional de R$ 1.187,00 foi aprovado e sobre ele incidirão as vantagens, então, o melhor a fazer é não optar pelo subsídio. Como o próprio dicionário define, subsídio tem o significado de "ajuda, auxílio", o que demonstra claramente a falta de escrúpulo do governo em não valorizar a categoria (professores e demais profissionais).
   Às vezes, fico impressionada com alguns caros colegas que ainda "rezam pela cartilha do governo" porque se alienam nos seus próprios interesses; o que é pior, pois, como "formadores de opinião", transmitirão o seu legado a muitas "mentes" que estão em formação. Em síntese: você deixaria seu filho nas mãos de pessoas que só se preocupam com elas mesmas? Que não lutam pelos próprios direitos? 
Essa luta contra "a desvalorização" está longe de acabar, mas, só será vencida se unirmos forças, se nos informamos e brigarmos dignamente por aquilo que acreditamos.


MUDANDO DE ASSUNTO...

O CORRETO É PRONUNCIAR SUBSÍDIO COM SOM DE /S/ OU COM SOM DE /Z/?
 

Subsídio


1) É palavra muito usada nos meios jurídicos, assim como seus cognatos subsidiar e subsidiário, e tem o significado de auxílio, ajuda. Ex.: "A sentença foi proferida com subsídios doutrinários e jurisprudenciais muito importantes".



2) Seu s intermédio tem real som de s (como em subsolo), não de z (como em subzona).



3) A regra a ser seguida em tal hipótese é a de que o s apenas tem som de z entre duas vogais, mas permanece com som de s entre uma consoante e uma vogal.



4) A exceção a essa regra fica para o prefixo trans, quando se une a vocábulo iniciado por vogal, situação em que o s adquire som de z: transamazônico, transeunte, transitório,
transoceânico, transuretral.


5) Mesmo no caso do último prefixo, porém, é preciso cuidado, porque, se trans se une a palavras já começadas por s, a pronúncia resultante é de s, não de z, independentemente dos aspectos gráficos das palavras: transecular (trans+secular), transiberiano (trans+siberiano), transubstanciação (trans+substanciação).



6) Luiz Antônio Sacconi lembra que a pronúncia equivocada do s intermediário desta palavra com o som de z tipifica um barbarismo fonético.



7) A frequência com que ocorre o erro na pronúncia desse vocábulo fez Arnaldo Niskier anotá-lo em obra de profundo senso prático, acompanhado pela devida correção.



8) A um consulente que lhe perguntava se o segundo s de subsídio tinha o som de z, assim respondia Cândido de Figueiredo: "Não o deve ter, e os bons foneticistas não lho dão. Na palavra entraram dois elementos, começando o segundo por s, que portanto tem valor forte, como em princípio de vocábulo".

9) Atente-se, de igual modo, ao ensino de Silveira Bueno: "A palavra subsídio tem o s sempre sibilante, surdo, ss. É formada de sub sedio e segundo Leoni era o nome de um corpo do exército romano, formado de estrangeiros, que só entrava em combate quando era necessário auxiliar. Desta idéia de auxílio foi que tomou a significação moderna de ajuda, pagamento, etc.".


10) Também na lição de Luís A. P. Vitória, o s medial deste vocábulo "não deve soar como z e sim como subcídio".



11) Reforçam José de Nicola e Ernani Terra o posicionamento de que "nessa palavra o s soa como ss e não como z".


12) Não é outro o entendimento do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa da Academia Brasileira de Letras, órgão oficial para determinar a adequada pronúncia dos vocábulos que integram nosso léxico.

Um comentário:

  1. Muito boa a explicação sobre a correta pronúncia da palavra subsídio. É uma pena que muitos profissionais, principalmente na área do direito, insistem em pronunciá-la errado...Parabéns pela explicação...esse blog realmente é muito interessante e sem dúvida, um complemento extracurricular!
    Georgia Dias

    ResponderExcluir