quarta-feira, 18 de maio de 2011

Um encontro de dois mundos

A aluna Josicarla Rocha da Silva do 1º. ano - ensino médio, da Escola Veríssimo, escreveu um belo texto que apresenta uma visão interessante sobre a forma como os europeus impuseram sua cultura e o seu modo de viver sobre os índios.  A professora de História, Eliete Dias Moreira, foi a articuladora de todo o trabalho produzido.

Um encontro de dois mundos

    Colombo, quando chegou na América, não sabia que havia chegado em um novo continente já habitado por povos que se organizavam como podiam. As pessoas, que aqui viviam, acreditavam que Colombo e seus companheiros tinham os mesmos costumes deles e, por isso, davam metais preciosos, como por exemplo o ouro, e outras coisas valiosas em troca de objetos sem utilidade.
    Foi muita intolerância de Colombo chamar os índios de "bestas, idiotas", pois esse povo desconhecia o valor desses metais e, para eles, pedaços de barris e taças quebradas eram novidades. Assim também fez Cortez - quando ele e seus companheiros chegaram montados a cavalo, os índios acreditavam que eram os deuses que estavam esperando e que os "brancos cavaleiros" vieram salvá-los da dominação. Primeiro, Cortez tomou conhecimento de como esse povo se relacionava entre si, para depois começar os ataques. Como os europeus acreditavam que vieram ao mundo com a missão de "civilizar" os outros povos, pois eram "atrasados", impuseram aos indígenas, a cultura europeia. Haja vista, as penas impostas aos índios suspeitos de desobediência.
    Os espanhois foram tão longe, que interferiram até nas crenças indígenas. Para os espanhóis foi fácil vencer esses povos, pois possuíam o conhecimento das armas de fogo, enquanto os índios ainda estavam no arco-e-flecha; além disso, os espanhois trouxeram doenças que exterminaram com boa parte dos índios. Esses povos reagiram trazendo novos herdeiros, pedindo ajuda aos deuses e até morrendo de fome. isso nos mostra que, na verdade, o "descobridor" e o "conquistador" acabaram com os povos que aqui viviam, destruíram a cultura deles e, principalmente, mostraram a intolerância em relação ao diferente.

Josicarla Rocha da Silva
1º ano 1- matutino



Um comentário: