quinta-feira, 19 de maio de 2011

UM TRABALHO QUE DEU CERTO!!!

ROTEIRO DE TRABALHO/ 7º Ano 

·      TEMA/ASSUNTOS TRABALHADOS:
- A carta
Situação comunicativa: produtor e destinatário, tempo e espaço da produção; grau de intimidade entre os interlocutores.
Domínio discursivo, objetivo da interação textual e função sociocomunicativa do gênero.

·      COMPETÊNCIA: Compreender e produzir cartas argumentativas

·      HABILIDADES:
- Reconhecer o objetivo comunicativo (finalidade ou função sociocomunicativa) do  gênero textual carta;
- Participar de situações comunicativas, empregando a variedade e o estilo de linguagem adequados à situação comunicativa, ao interlocutor e ao gênero;
- Retextualizar um texto, buscando soluções compatíveis com o domínio discursivo, o gênero, o suporte e o destinatário previsto.

·      ATIVIDADES TRABALHADAS/PAUTAS:
- Leitura de textos do mesmo gênero (carta);
- Propor produção inicial (sondagem);
- Discussão: Construir um comportamento revisor em relação ao próprio texto e ao dos outros; Perceber que a pontuação é um recurso utilizado pelo autor para orientar o entendimento do leitor; Desenvolver a capacidade de argumentação;
- Apresentar as características do gênero em questão;
-Dia D: propor produção final: Concurso de Redação dos Correios;
Tema: “imagine que você é uma árvore em uma floresta. Escreva uma carta a alguém para explicar-lhe por que é importante proteger as florestas”;
- Retextualização.

·      AVALIAÇÃO:
- Observação atenta das aulas;
- Observação da postura individual e em grupo em momentos de exposição escrita e oral;
- Comprometimento: com as tarefas; datas de trabalho e atividades em sala de aula;
- Autonomia: saber trabalhar sozinho; ter seu material.

VEJA ALGUNS TEXTOS DOS ALUNOS DO 7º ANO 1 , QUE BACANA!

Tema: “imagine que você é uma árvore em uma floresta. Escreva uma carta a alguém para explicar-lhe por que é importante proteger as florestas”.

  Curral de Dentro-MG, 25 de março de 2011.
  
  Cara amiga Simone
  Você que mora num país tropical, cheinho de árvores, cuide bem delas porque elas podem desaparecer em um passe de mágica!
  Você, que pensa em ser professora, ensine aos seus alunos a cuidar do meio ambiente. Falando nisso, lembre-se de árvores como eu, sem falsa modéstia, um lindo Ipê Roxo. Ensine aos pequenos como as árvores são importantes para os humanos, como podemos ser úteis para as pessoas. Se todos se unirem no sentido de diminuir a poluição, aguentaremos viver o tempo previsto para nós.
  Peço-lhe que fale para os seus amigos, vizinhos e todos que conhecer, para ajudar no combate às queimadas e desmatamento, pois os meus troncos não são mais tão fortes para suportarem tanta agressão.
  Lembra quando você veio me visitar da última vez? Tiramos fotos, brincamos e você me disse que sempre cuidaria de mim enquanto a vida lhe permitisse. Chegou a hora de cumprir com o prometido, estou frágil, não aguento tanto tempo... peço-lhe que plante árvores, que pense em vocês mesmos no futuro, já que, sem árvores, vocês não poderão se alimentar e morrerão arrependidos. 
  Não se deem esse gosto de não enxergar o futuro, levantem-se, ergam a cabeça, olhem para frente e vivam o hoje pensando intensamente no amanhã.
  Se vier aqui me visitar, não me reconhecerá, pois mudei muito juntamente com outras árvores. Mas fique tranquila; você saberá me localizar porque sou o grande e único Ipê Roxo deste parque.
  Dias atrás, ouvi uma conversa dizendo que iriam acabar com o parque para construírem um edifício; o maior de todas as Américas. Fiquei tão triste, que pedi para morrer antes da hora. Ouvi dizer que o avaliador  virá daqui a três meses. Fiquei desesperado pelo pouco tempo, por isso resolvi apelar para você, que é minha amiga e é muito esperta. Sei que logo pensará em uma resolução para esse problema . Peça a seu pai que compre esse parque, pois, ambientalistas como ele, só vão nos ajudar. Você é a nossa última esperança!
  Que fique o meu apelo em nome de todas as árvores que clamam por socorro. Confiamos em você, Simone!
  Um abraço carinhoso do seu amigo Ipê Roxo.
  
  BRUNA MARTINS FRAGA - 7º ANO 1
  E.E. VERÍSSIMO TEIXEIRA COSTA

..............................................................

    Curral de Dentro-MG, 01 de abril de 2011.

    Caro amigo Matheus,
  Escrevo-lhe esta carta para falar de um assunto muito importante e urgente - são as árvores. 
  Nesses últimos tempos, vem acontecendo muitas tragédias com as árvores,  como desmatamentos, queimadas, inclusive, perto de mim, mora um grande amigo meu, o Pau-brasil. Ele só vive "chorando", pois quase toda a sua espécie já acabou.
  Lembro-me de quando você passou com outros homens, com a sua motosserra, e, quando chegou perto de mim, lembrou-se do que havia estudado no sétimo ano. Então, você falou em voz alta:
"- Gente, com todo respeito por vocês e pelo nosso trabalho; mas a partir de agora, jamais cortarei uma árvore!". Os outros ainda riram de você, mas você... não se importou com aquilo! Estava decidido, iria fazer sua parte.
  Então, amigo, continue assim! Sempre tem a primeira vez, vamos preservar. Infelizmente eu não posso sair do lugar, sou somente um Jequitibá Rosa! Mas você pode. Porém, tem que agir com sabedoria.
  O grande problema é que as pessoas desconhecem que devem conservar as nascentes e os mananciais hídricos, que devem proteger o solo, conservar a biodiversidade e cuidar para que os ciclos da natureza ocorram naturalmente, sem esgotar os recursos naturais. Esses são serviços ambientais em que todos saem ganhando.
  Sabemos que toda a ação humana interfere no ambiente. Porém, a agricultura é um dos setores que menos degrada o meio. Com os avanços tecnológicos, esse setor interfere o mínimo possível no ambiente. Desse modo, o homem age com sabedoria.
  O Brasil constitui hoje, uma grande nação produtora de alimentos e pratica uma agricultura que caminha cada vez mais, para tornar-se limpa e amiga do meio ambiente. Haja vista as técnicas usadas para produzir mais, em menos espaço.
  No caso da mata Atlântica, ela possui hoje uma área menor porque foi nessa região que tiveram início os processos de colonização! Mas não importa! O que adianta agora é preservar aquilo que restou para não acabar.
  Venha um dia me visitar, amigo! Conto com sua presença para me alegrar novamente. Para não esquecer ou errar o caminho, está aqui o meu endereço:
  Floresta Tropical, próxima ao litoral da Bahia, ao lado de um pequeno rio.
  Creio agora que não errará o caminho.
  Abraços!
  Do velho Jequibá Rosa.

DAVID ACKLEY RODRIGUES DE SOUZA - 7º ANO 1
E.E. VERÍSSIMO TEIXEIRA COSTA



Nenhum comentário:

Postar um comentário