segunda-feira, 23 de maio de 2011

Capacitação de Língua Portuguesa com a professora Karen - SEQUÊNCIA DIDÁTICA

ATENDENDO AO PEDIDO DE COLEGAS PROFESSORES, PUBLIQUEI A SEQUÊNCIA DIDÁTICA ELABORADA NA CAPACITAÇÃO, QUE OCORREU EM MAIO DE 2010, PARA OS PROFESSORES DE LÍNGUA MATERNA. O TRABALHO FOI ELABORADO CONJUNTAMENTE POR PROFESSORES DA ESCOLA ESTADUAL E DOIS PROFESSORES DA ESCOLA MUNICIPAL EPAMINONDAS ALVES DA ROCHA. ESPERO QUE ESSA SUGESTÃO ATENDA ÀS EXPECTATIVAS DOS COLEGAS QUE TRABALHAM COM OUTRAS DISCIPLINAS TAMBÉM. AFINAL, TODOS NÓS DEVEMOS TER O COMPROMISSO DE PELO MENOS TENTAR TRABALHAR COM  OS RECURSOS (POUCOS) QUE NOS CHEGAM.

PROPOSTA DE PRODUÇÃO DE TEXTO

·       GÊNERO: ARTIGO DE OPINIÃO
·       TEMA: IDENTIDADE E CULTURA: A POLÊMICA DO NOME DE CURRAL DE DENTRO
·       POSICIONAMENTO DO ALUNO: JORNALISTA
·       OBJETIVO DA ESCRITA: MONTAR UM JORNALZINHO PARA SER DISTRIBUÍDO NOS PONTOS PÚBLICOS DA CIDADE.
·    CARACTERÍSTICAS DE UM ARTIGO DE OPINIÃO: LINGUAGEM OBJETIVA; VARIANTE PADRÃO DO PORTUGUÊS; NÃO          UTILIZAÇÃO DA 1ª PESSOA DO SINGULAR; OPINIÃO SEGUIDA DE UMA ARGUMENTAÇÃO; NÃO UTILIZAR COLOQUIALISMOS E EVITAR MARCAS DE PESSOALIDADE COMO: ACHO, PENSO, SINTO, ACREDITO, ETC.

SEQUÊNCIA DIDÁTICA


Ø APRESENTAÇÃO DA SITUAÇÃO INICIAL

DIMENSÃO 1: (GÊNERO) Apresentação de três artigos de opinião (Revista Veja, Internet, Jornal, etc.)
DIMENSÃO 2: (TEMA) Preparação do conteúdo
1.       Trazer para a sala de aula impressos que contem a história da cidade, bem com a história do nome de Curral de Dentro.
2.       Entrevistar os familiares pesquisando as informações que eles têm sobre o assunto.

QUESTIONÁRIO
Nome do entrevistado:____________________________________________ Idade:________ 
Sexo:    ___M          ___F      

I. O que você sabe sobre a origem de Curral de Dentro?
2. Você conhece algum outro nome que a cidade já teve? Qual (is)?
3. Dizem que as pessoas se parecem com o próprio nome de batismo. E o nome da cidade tem a "cara" de seu povo?
4. O que você acha de nossa cidade ter o nome de Curral de Dentro?
5. Você já foi vítima de alguma brincadeira por causa do nome da cidade?

Ø PRIMEIRA PRODUÇÃO
A partir da primeira produção, o professor realizará uma avaliação diagnóstica

Proposta para a produção inicial e final
O nome de Curral de Dentro vem sendo um tema polêmico em nossa cidade. Com base nas suas leituras e na entrevista que realizou, imagine que você é um jornalista e redija um artigo de opinião posicionando-se quanto a essa questão. O seu artigo será publicado no jornal da escola e poderá conter as seguintes características:
a)       Linguagem objetiva
b)       Variedade padrão do português
c)       Opiniões seguidas de argumentos
d)       Evite coloquialismos e marcas de pessoalidade.



Nesse módulo, o professor trará para a sala de aula, um dos artigos de opinião apresentados no começo, marcado com os elementos constituintes de um artigo de opinião: título, nome do articulista, introdução ao tema; ponto de vista ou opinião e argumentos. Cada elemento deve representar uma cor. Não se esquecer de fazer uma legenda.

Agora será a vez de o aluno identificar os mesmos elementos no seu texto, identificando-os com as cores da legenda.

Legenda

      Título

      Nome do articulista

      Introdução ao tema

      Ponto de vista ou opinião

      Argumentos


Trabalho  com as entrevistas – debate mediado pelo professor

Ø MODULO 3(OFICINA )

Pode ser realizado junto com o professor de matemática. Construção de gráficos a partir das entrevistas realizadas pelos alunos.

Ø PRODUÇÃO FINAL 
Depois da produção final, fazer a revisão ortográfica para publicação.




OBS: A CARTA A SEGUIR REPRODUZ UMA SITUAÇÃO REAL, "DESCONFORTÁVEL" E POR VEZES "CONSTRANGEDORA" PARA MIM. EMBORA HOJE POSSA SER PUBLICADA, PREFIRO UTILIZAR NOMES FICTÍCIOS E OCULTAR OUTROS. O MAIS INTERESSANTE É QUE ESSA CARTA SERVIU DE SUPORTE PEDAGÓGICO PARA O  DESENVOLVIMENTO DE UMA BOA AULA COM O GÊNERO "CARTA".  EM UM OUTRO MOMENTO FALAREI SOBRE ESSA ATIVIDADE.

  
                Curral de Dentro, 22/05/2010.

                Olá, professora Gilda!
             Mal terminamos o curso e estou eu aqui novamente escrevendo para você. Quero que saiba que gostei muito do curso e procurarei dar tudo de mim na aplicabilidade do mesmo. Só fiquei triste pelo tempo tão curto. Saiba que pessoas como você, tão jovens e tão engajadas nesses projetos de educação, merecem todo o valor. Por isso, continuarei te escrevendo, para aprender cada dia mais, se assim você aceitar.
    Sei que é muito difícil aceitar críticas, ainda mais quando elas não servem para mudar nenhuma situação ou postura, e sim, como um meio de retaliação. Não sei por que estou escrevendo isso, mas acho que é para desabafar mesmo. Lembra-se do momento em você pediu que fôssemos sinceros e avaliássemos a capacitação? Pois então, eu achei que a avaliação seria do curso e não envolvia características individuais. Fiquei muito triste e inclusive indignada com a postura da minha colega que avaliou as pessoas do grupo evidenciando qualidades e defeitos individuais. Achei um tanto quanto ofensivas as observações da colega, embora contenham elogios. E isso me deixou profundamente chateada e com a sensação de que todos me acham de fato insegura.  Evitei revidar a crítica para não ser grosseira na sua presença. Não sei se você percebeu, mas, pessoas como a minha colega tem problemas de convivência e fazem questão de colocar defeitos nas pessoas. Além disso, confundem sensibilidade com fragilidade e insegurança. Acho que também cometi deslizes quando julguei o texto da minha outra colega. Eu não sou nenhuma expert. Mas que fique bem claro: eu critiquei o texto em si e não a pessoa (ela entendeu o contrário).
        Depois de tudo que eu disse, você deve estar imaginando que eu sou uma boba, não é? Mas é a primeira vez que estou fazendo isso. Acho que a sua sensibilidade de leitora e escritora me levou a te escrever e a me expor. Não está sendo fácil, viu!
Vou parando por aqui, na expectativa de apagar as falsas impressões (se assim elas existiram) e de sempre poder contar com a sua orientação. Peço também desculpas se cometi algum deslize com você.
Darei o retorno assim que começar a trabalhar as sequências didáticas. Quanto à sequencia que elaboramos, saiba que já estou ansiosa para aplicá-la também.

          Abraços.

Lilica

Nenhum comentário:

Postar um comentário